sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cuida do Mais Importante - O cavalo e os diamantes




Cuida do Mais Importante...
Certa vez um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a outro rei, de uma terra distante. Para essa tarefa recebeu o melhor cavalo do reino para carregá-lo na jornada.
- Cuida do mais importante, e cumprirás a missão! Disse o soberano, ao se despedir.

O jovem preparou seu alforje. Escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada na cintura, por baixo das vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava, sequer, em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho, e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.
Para cumprir rapidamente a tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Dessa forma, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe tirava a sela nem a carga, tampouco se preocupava em lhe dar de beber ou comer.
- Assim, meu jovem, acabas perdendo o animal, disse alguém.
- Não me importo, respondeu ele. Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta ele me fará!

Com o passar dos dias, sob tamanho esforço, o pobre animal não suportou mais os maus tratos e caiu morto na estrada. O jovem, simplesmente, o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé. Mas como naquela região havia poucas fazendas e eram muito distantes uma das outras, muito rápido o moço se deu conta da falta que lhe fazia o animal.
Depois de algum tempo ficou exausto e sedento. Para aliviar o peso que carregava já tinha deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei: "cuida do mais importante!” Seu passo se tornou curto e lento e as paradas, freqüentes e longas. Como sabia que poderia desfalecer a qualquer momento, e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde caiu exausto no pó da estrada onde ficou desacordado por longo tempo. No entanto, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, encontrou-o e cuidou dele.

Quando o jovem recobrou os sentidos, estava de volta à sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido, e sem remorso jogou toda a culpa do insucesso no cavalo "fraco e doente", que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer. O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e se despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos.
Abatido, o jovem deixou o palácio. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia:
"Ao meu irmão, rei da terra do norte. O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem é fiel e sabe reconhecer quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".

“Saber reconhecer aqueles que verdadeiramente nos auxiliam no dia-a-dia é, sem dúvida, um grande desafio para muitos de nós.”

Saber reconhecer... são 2 palavras que exigem de cada indivíduo um tipo de comportamento proporcional ao seu caráter ou desejos do coração. Na história temos um jovem cujo objetivo era cumprir a vontade de seu rei e desposar sua filha, com disposição, porém não soube dar o devido valor aos meios que dispunha para isso. Era uma pessoa que só tinha olhos para os valores secundários, pois julgou que o mais importante para o rei era os diamantes. Em nenhum momento se preocupou com o cavalo que lhe proporcionava o meio de cumprir sua missão. Achou que compraria outro cavalo facilmente, prova irrefutável de que era escravo do dinheiro, revelando imprudência e despreparo. Sua insensatez o levou à derrota. Não atingiu o objetivo do rei e nem o seu próprio. Por quê? Não soube escolher o que era mais importante e, pior, seus valores eram para as riquezas materiais, desprezando as naturais.

No capítulo 10 do Evangelho de Lucas, vemos uma situação mais ou menos semelhante. Marta recebeu Jesus em sua casa para o jantar. Ocupou-se nas tarefas de anfitriã, porém, desprezou o mais importante: Jesus. Era óbvio, naquela ocasião que alguém teria de realizar as tarefas, e coube a ela o “privilégio” de fazer o necessário para servir ao Senhor e seus convidados. Só que isso para ela não era o mais importante, pois só tinha olhos para sua irmã que quedava-se aos pés de Jesus. Quando lembrou-se de Jesus foi para chamar-Lhe a atenção sobre sua irmã. Além disso, foi indelicada, pois Jesus era seu convidado. A atitude de Marta deveria ser a de uma pessoa que deveria estar contente, fazendo o melhor para o Senhor.
“Uma só coisa é necessária e esta não lhe será tirada”. Que frase maravilhosa para ouvirmos do Senhor. Quantas vezes escolhemos mal e deixamos o mais importante de lado. Deixamo-nos levar pela ostentação, pelo orgulho, pela aparência, mas o Senhor não se preocupa com isso, pois Ele vê o coração. Colocar o coração naquilo que se faz, sem dúvida, é ótimo, porém, qual os desejos de nosso coração? Devemos ter sempre em mente que o mais importante é o Senhor, e sendo assim, tudo que fazemos, seja no trabalho, nos estudos, nas tarefas diárias, devemos fazer como se fosse para o Senhor, abdicando de muitas coisas que Lhe desagradam e nestes momentos necessitamos sensatez. Às vezes, os caminhos mais simples são os que levam à vitória. Podemos conquistar o sucesso, pela humildade, pois Cristo disse: “aquele que se humilha, será exaltado”. Aquele rei mostrou humildade, pois queria um jovem que desposasse sua filha não porque ele cuidou bem dos diamantes, mas porque ele deveria ter cuidado bem do cavalo. O cavalo era mais precioso que os diamantes. E você, qual o seu bem mais precioso?
 
»LUCAS [10]
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Roberto Dias
Leia Também: Escolhas e Decisões

Um comentário:

Evanir disse...

Com os nossos pensamentos e palavras,
construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.
Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem
exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.
Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.
Plante sementes de otimismo e de amor,
para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.
Sua amizade foi
um lindo presente
que ganhei neste mundo virtual.
Lindo final de semana pleno de paz,
alegria, felicidade,
e muita harmonia e amor pra Você.
Um carinhoso beijo no seu coração
sua amiga pra sempre,Evanir,
Amada linda sua postagem Deus é tudo em nossas vidas.