segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A carroça vazia



Fui passar umas férias no sitio da minha avó... Tudo era bem diferente dos dias atuais.
Energia elétrica era somente no povoado vizinho. Automóveis... estes sim eram apenas privilégios de alguns. Só íamos uma vez ao mês no povoado, para comprar mantimentos, e andávamos umas duas horas a pé.

Minha avó; mulher simples, justa, honesta, corajosa, tudo fez para transmitir o verdadeiro significado de uma vida com amor e dignidade.

Lembro-me uma noite, já bem tarde, ouvimos um chocalho.

- Ela falou: é alguma cabra ou ovelha que está em perigo, perto dos fornos de carvão!

Imediatamente pegou um candeeiro, colocou na cabeça, uma peixeira bem grande na mão e saiu.

Eu e minhas primas, ficamos tremendo de medo, até a volta dela.

Certa vez, quando voltávamos do povoado, sentou, e perguntou:

- Estais ouvindo algum barulho? Fora o vento e os passarinhos que estão cantando?

Parei para tentar identificar o barulho que ouvia...
- Acho que é barulho de carroça.

- É verdade, falou minha avó. É uma carroça vazia...
Fiquei a questionar... Como ela sabia que a carroça estava vazia, se ela ainda não havia aparecido...

- Ela respondeu. É muito fácil reconhecer quando uma carroça está vazia, por causa do barulho! Quanto mais vazia... Maior é o barulho que faz.

Na minha convivência com minha avó, ficaram muitas coisas boas.

Ela falava com muito orgulho, que a única neta que tinha puxado a ela, era eu... Por eu ter gênio forte e sermos do mesmo mês de nascimento.

Muito tempo já passou, demorei muito para aprender... Mas, hoje quando escuto uma pessoa falando demais, interrompendo a conversa dos outros e querendo chamar a atenção para si, imagino se minha avó estivesse aqui, diria...

- "Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho".

Para refletirmos:

" O que guarda sua boca e a sua língua, guarda das angústia a sua alma"(Pv.21:23).

" Põe, Ó Senhor, uma guarda a minha boca: guarda a porta dos meus lábios"(Sl 141:3).

" Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas, só a que for boa para promover edificação, para que dê graça aos que ouvem.(Ef.4:29).

" Mas, eu vos digo que toda palavra ociosa que o homem disser hão de dar conta no dia de juízo."(Mt.12:36).

"Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado(Mt.12:37).

" Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu!

(Sl.19:14).

Em Cristo , por amor.

Lena

Nenhum comentário: