sábado, 3 de março de 2012

José do Egito - um exemplo de fé - Espere...e verás



Ele era jovem e bonito. Fruto de uma longa espera por um grande amor, o favorito de seu pai. Sonhou que seria grande, mas foi humilhado quando compartilhou seu sonho com aqueles que amava. Então perguntou:

- Por que, Senhor?

E o Senhor respondeu:

- Espere... e verás.

Os dias se passaram. Um novo sonho foi o bastante para que tentassem calar a sua voz, matar suas ambições. Vendido como escravo, levado para uma terra desconhecida, afastado de seu lar, ele perguntou mais uma vez:
- Por que, Senhor?

E mais uma vez o Senhor respondeu:

- Espere... e verás.

Adquirindo a confiança de seu senhor, tudo pareceu melhorar. Afinal, mesmo em terra estranha, ele havia prosperado. Mas ele não sabia que seus encantos iriam levá-lo a uma nova humilhação. Assediado por sua senhora, recusou-se a pecar contra Deus e pagou alto preço. Desta vez, a prisão. Sem direito a nada, nem ao menos defender-se, ele não se desespera, mas pergunta:

- Por que, Senhor?

A resposta ainda é a mesma:

- Espere... e verás.

Seu dom de interpretar sonhos é o instrumento que Deus usa para livrá-lo daquela situação. Frente a frente com o rei, ele é então promovido a governador, como prova de confiança e agradecimento pelos serviços prestados.

Mas, mesmo diante de tanta glória, não se envaidece, e humildemente muda a pergunta:

- Para que, Senhor?

Só para ouvir ainda mais uma vez:

- Espere... e verás.

Chega o dia do confronto: de um lado, aqueles que o desprezaram e humilharam, do outro ele, jovem bonito, homem feito, com o poder nas mãos. Nada mais importa. O passado é esquecido, a outra face é dada. A esperança renasce com a alegria da reconciliação. Os questionamentos têm fim com uma única certeza:

- Foi para salvar vidas que o Senhor me enviou...

No Velho Testamento, essa é a história que mais me encanta. Fico fascinado ao perceber que José tinha um propósito: agradar a Deus, não importa o que acontecesse. Ele não sabia do propósito de Deus, mas descansava nEle, confiando sempre que o Senhor o estava direcionando para o cumprimento desse propósito.

Muitas vezes (ou, quase sempre), nós nos desesperamos, queremos respostas imediatas, soluções "pra ontem". Descarregamos em Deus toda nossa frustração por não obter tudo no tempo que é hoje, agora. Mas Deus, pacientemente, nos responde:

- Espere... e verás.

Essa espera depende de confiança plena. Crer que o Senhor usará tudo para o nosso bem, muito embora as circunstâncias provem o contrário. Que o exemplo de José nos inspire a confiar em Deus todo o tempo, certos de que Ele sempre nos ouve e responde, seja SIM, ou NÃO, ou, simplesmente...

Espere!!!


Leia Também: Confie no plano de Deus - Um Pedaço de Bolo



2 comentários:

Naninha ♥ disse...

Que mensagem edificante! Também estou esperando algo da parte do Senhor e ouço sempre Ele falar ao meu coração: Espere!
A espera tem uma finalidade em nossas vidas. Ela nos amadurece para que possamos valorizar mais a benção de Deus. Um abraço querida.
Tenha um lindo fim de semana.

Carol disse...

Linda história, flor!
Realmente, devemos sempre manter a fé e a confiança em nosso Pai Maior, pois Ele sabe sempre o que é melhor pra nós.
Beijinhos!!